Com um expulso para cada lado, Barcelona venceu o Espanyol graças a gol de Luis Suárez (Foto: Lluis Gene/AFP)

Com os dois principais clubes da Catalunha vivendo situações muito distintas na tabela do Campeonato Espanhol, o dérbi desta quarta-feira, válido pela 35ª rodada, teve caráter decisivo para ambos os lados. E apenas um deles saiu de campo com esperança. No Camp Nou, o Barcelona venceu por 1 a 0 e manteve vivo o sonho do título, ao mesmo tempo em que confirmou o rebaixamento do rival Espanyol.

Com o triunfo, a equipe blaugrana, atual segunda colocada na competição, chegou a 76 pontos conquistados, apenas um a menos que o líder Real Madrid, que ainda joga na rodada. Os pericos, por sua vez, viram as chances de permanecer na primeira divisão se esgotarem. Lanterna com 24 pontos, o clube alviazul não consegue mais alcançar o Eibar, primeiro time fora da zona de descenso com 35 pontos.

Em termos de posse, a primeira etapa foi um domínio do Barcelona, que ficou 74% do tempo com a bola. Ao todo, foram 398 passes dos culés contra apenas 106 do rival. Apesar disso, o Espanyol ameaçou mais o gol adversário e só não abriu o marcador por causa das boas defesas de Ter Stegen.

No segundo tempo, o técnico Quique Setién tentou jogar o time para frente, mas levou um balde de água fria aos quatro minutos. Ansu Fati foi com o pé alto em disputa com Calero e acabou levando o cartão vermelho após revisão do VAR. Para a sorte dos donos da casa, Lozano fez falta igualmente dura três minutos depois e também foi expulso.

Com dez jogadores para cada lado, o Barça não demorou para tirar o zero do placar. Aos dez minutos, Jordi Alba achou Griezmann dentro da área pelo lado esquerdo e o francês deu um toque de calcanhar para Messi, que finalizou em cima de Cabrera. Então, Suárez apareceu para pegar a sobra e mandar para o fundo das redes. Com isso, o uruguaio chegou aos 195 gols pelo Barcelona e se isolou com o terceiro maior artilheiro da história do clube.

Precisando vencer para não confirmar o rebaixamento nesta quarta-feira, o Espanyol tentou correr atrás do prejuízo e levou perigo à meta defendida por Ter Stegen até o apito final, mas não foi o suficiente para evitar a vitória dos rivais.

Pela próxima rodada, o Barcelona entra em campo no sábado (11), às 14h30 (de Brasília), quando visita o Valladolid no Estádio José Zorrilla. No dia seguinte, às 9h, o Espanyol recebe o Eibar no Estádio Cornellà-El Prat.

Confira todos os resultados desta quarta-feira pelo Campeonato Espanhol: 

Real Betis 3 x 0 Osasuna
Getafe 1 x 3 Villarreal
Barcelona 1 x 0 Espanyol

O post Barcelona vence, segue na cola do Real Madrid e confirma rebaixamento do Espanyol apareceu primeiro em Gazeta Esportiva.