No primeiro trimestre do ano, o Santos registrou um crescimento recorde em suas redes sociais. Foram quase 10 milhões de novos fãs no período, mais do que a soma de Flamengo e Corinthians durante o ano de 2024, segundo dados do IBOPE Repucom. Os números alcançados tornam o Peixe o terceiro maior clube brasileiro em alcance digital, com quase 24 milhões de fãs, superando os rivais Palmeiras e o São Paulo.

Embora tenha explodido com a volta do Neymar Jr, o Peixe identificou pontos de melhoria e reorganizou processos, passando a investir em conteúdos mais criativos e voltados para o público mais jovem, além de apostar no alto poder de alcance dos vídeos verticais.

“Tínhamos a equipe digital mais talentosa entre os times brasileiros. O que precisávamos melhorar eram os processos internos e redefinir as estratégias, à medida que o Santos garantia sua volta para a Série A. Focamos bastante em conteúdos verticais para atingir o público jovem. Com a volta do Neymar Jr, essa estratégia se mostrou muito acertada. Estávamos preparados para gerenciar o ‘boom’ de audiência que se seguiu”, explica Armênio Neto, Gerente de Marketing do Peixe.

Como resultado da reformulação, o Instagram santista dobrou, saltando de 3,5 milhões para 7,4 milhões, e o perfil no TikTok quase triplicou, saltando de 2,1 milhões para 6,5 milhões. No Facebook, 1,2 milhão de novos seguidores. No canal oficial do Youtube, quase 50 milhões de visualizações e mais de 200 mil novos inscritos.

“Desde que bem trabalhado, o bom alcance das nossas redes sociais é fundamental para a visibilidade e exposição do clube. Estamos investindo nessa área desde o início da gestão, pois sabemos o quanto é importante apresentarmos grandes números nas mídias, principalmente pensando em oportunidades comerciais. É um resultado que traz otimismo para o seguimento da temporada e o futuro da administração”, acrescentou Marcelo Teixeira, presidente do Santos.

De janeiro a março de 2025, o Peixe fez aproximadamente 7 mil publicações. O clube registrou um aumento de 7,58% na taxa de engajamento, com cerca de 8 mil comentários e compartilhamentos e mais de 2 bilhões de visualizações no geral. Os números constam em relatório elaborado pelo departamento de marketing do clube, que analisou os perfis da instituição no X (antigo Twitter), Threads, TikTok, Youtube, Instagram e Facebook.

O post Santos reformula redes sociais e torna-se terceiro maior clube do Brasil em alcance digital apareceu primeiro em MKT Esportivo.